Pretinhosidades


 Saravah

Maria Bethânia e Paulinho da Viola cantam “Rosa Maria” de Eden Silva e Anibal Silva, para o Documentário Francês de 1969 “Saravah”, de Pierre Barouh

 

Orixás no dique do Tororó, Salvador, Bahia

by Otavio Neves Cardoso

Para os adeptos do Candomblé o dique do Tororó é uma das moradas de Oxum, orixá da água doce, lagos e fontes. No mês de dezembro diversas mães de santo costumam depositar no lago cestos de flores e presentes em homenagem ao orixá. Às terças-feiras, os filhos de Ogum também vão ao dique fazer suas preces e oferendas. Para homenagear o local, considerado um santuário, o artista plástico Tati Moreno fez diversas esculturas de orixás. Oito delas estão dentro d´água: Ogum (deus do ferro e da guerra), Oxóssi (deus das matas e da caça), Xangô (deus dos raios e trovões), Oxalá (o pai de todos os orixás), Iemanjá (deusa do mar e mãe dos orixás), Oxum (deusa dos rios, lagos e fontes), Nanã (a mais velha dos orixás) e Iansã (a deusa da guerra e das tempestades). As esculturas estão numa roda, na posição em que os filhos de santo incorporados pelo orixá costumam dançar nos terreiros de Candomblé. No centro da roda existe uma fonte com um jato de 40 metros de altura.

Fonte: http://www.panoramio.com/photo/383311

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

  • euvôbatêpatu patubatê

  • Repiniques

    O Haiti continua enfrentando uma situação de emergência humanitária de proporções catastróficas. Edifícios, hospitais e escolas foram fortemente danificados em toda a capital. Os serviços básicos, como água e eletricidade, estão em colapso quase completo. O número de mortos ou feridos é de centenas de milhares. Nesse contexto, as crianças são particularmente vulneráveis.
  • Clique para entrar na corrente
  • Blog Stats

    • 65.912 hits
  • RSS CirandaAfro

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.